Tapioca: sim ou não?
A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro e designa a fécula extraída da raiz da mandioca. Podemos encontrar o produto sob várias formas, desde a versão granulada, ao polvilho, à farinha, à goma de tapioca, etc. Esta última, também designada como tapioca hidratada, tem tido bastante procurada e utilizada como substituto do pão.
Analisando a sua composição nutricional, encontramos alguns benefícios mas também alguns pontos negativos que podem desconhecer:
Positivo:
- Não contém glúten, tornando-se uma boa opção para os intolerantes;
- Não apresenta gordura;
- Contém ferro, vitamina B, cálcio, selénio e ácidos gordos;
- É de fácil confecção;
- Permite receitas variadas, desde doces a salgadas;
Negativo:
- É rica em hidratos de carbonos de rápida absorção;
- Apresenta um alto nível glicémico (70);
- Não contém proteína nem fibras;
- É um alimento bastante calórico: 335kcal por 100g.
Devido à sua composição quase exclusiva de hidratos de carbono (cerca de 85%), a tapioca nunca deve ser consumida isoladamente, sob-risco de voltar a ter fome rapidamente e fazer disparar o nível de açúcar no sangue. Deve acompanhar sempre com proteínas magras, gorduras saudáveis, fruta ou alimentos ricos em fibra, como sementes.
Deste modo, denotamos que, assim como o pão, a tapioca não é um alimento nutricionalmente muito interessante nem adequado a quem pretende emagrecer pois quando consumido em excesso pode provocar aumento de peso. Reforçamos que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hidratos de carbono fazem parte de uma dieta equilibrada e devem representar 50 a 70% das calorias diárias ingeridas, pelo que o seu consumo não deve ser abolido.
Aconselhamos, então, que a tapioca seja consumida com moderação, tendo especial atenção ao recheio que nela colocamos. Devido ao facto de ser uma fonte de energia rápida e de fácil digestão, pode ser uma alternativa de snack pré-treino.
Como preparar:
Aquecer frigideira em lume brando sem qualquer tipo de gordura e colocar 3-4 colheres de sopa de goma de tapioca (tapioca hidratada) por forma a cobrir o fundo. Esperar um minuto e virar. Rechear a gosto e dobrar ao meio.
Exemplo de recheios saudáveis:
- Doce: maçã cozida com canela;
- Salgado: Frango desfiado, tomate cereja, espinafres e queijo magro.