As principais vitaminas e minerais que fortalecem o nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selénio.
Vitamina A
Apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Por isso, o défice desta no nosso organismo provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
Alimentos Importantes: Cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolos, melão.
Vitamina C
Antioxidante, ou seja, estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.
Alimentos Importantes: Frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.
Nota: A vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor e por isso um sumo de laranja, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após a preparação para que não haja grande perda da vitamina C.
Vitamina E
Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. A sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temidos radicais livres que são libertados em qualquer reação química do organismo e podem causar sérios danos às estruturas das células, destroindo o processo de envelhecimento e desencadeamento algumas formas de cancro.
Alimentos Importantes: Semente de Trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, gema, vegetais e legumes.
Ácido fólico
É essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea.
Alimentos Importantes: Fígado, feijões e vegetais (brócolos, couve, espinafre).
Zinco
Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas.
Alimentos Importantes: Carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.
Selénio
Também possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido a ação dos raios solares, poluição, fumo de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de cancro.