Gelados: as opções mais saudáveis

Os gelados mais saudáveis para este verão

O verão e o bom tempo são sinónimos de praia, festas ao final da tarde, passeios no paredão mas também de nos refrescarmos e deliciarmos com um gelado.

Todos sabemos que é impossível resistir sempre a todas as tentações diárias e que o mais importante é o equilíbrio e o bom senso. Somos apologistas de uma alimentação saudável e variada, por isso, aqui o importante é moderar a quantidade e saber escolher.

Existem dois tipos de sobremesas geladas: os gelados propriamente ditos e os sorvetes. Os primeiros têm na sua composição leite ou natas, gema de ovo e açúcar, enquanto os sorvetes são feito com uma base de água, polpa de fruta natural e açúcar.

Com base nas opções de mercado actuais, seleccionamos alguns dos gelados e sorvetes que apresentam melhor composição nutricional. Mas, atenção, mesmo estes não são para consumir diariamente.

  • Novos Solero (ananás ou morango) da Olá com cerca de 50 kcal, quase isentos de gordura e com 10-11 g de açúcar;
  • Sorvetes da gama Kids da Olá, feitos à base de água, como o X-pop e os Calippos;
  • Gelados Kids da Olá, como o Epá e o Big Milk devido ao seu tamanho reduzido e ao facto serem feitos a partir de leite magro;
  • Gama Pirulo e Infantil da Nestlé, como o Bazooka (52 kcal e 10 g açúcar) e os Cool de limão ou morango (73 kcal e 12 g açúcar);
  • Fizz Limão (Olá), com 65 kcal e 11 g de açúcar.
  • Sorbet Carte D’or (Limão ou Manga) com 77 kcal por bola (100 ml/ 65 g) e 15 g de açúcar;
  • Solero Exotic (98 kcal e 17 g de açúcar) e Red Fruit (111 kcal e 20 g de açúcar);
  • Super Maxi, com 120 kcal, 8 g de gordura e 10 g de açúcar;
  • Perna de Pau, com 120 kcal, 4 g de gordura e 19 g de açúcar.

Os ‘gelados de gelo’ e os granizados normalmente são opções menos calóricas, porém é importante que consulte sempre os rótulos. Tenha principal atenção à presença e à quantidade de gordura (especialmente a saturada) e de açúcar. Afaste-se dos gelados com natas e prefira aqueles que contêm água ou leite magro, fruta e açúcares naturalmente presentes.

Apesar dos gelados não serem aconselhados para quem pretende perder peso, estas opções mais ligeiras podem ser uma boa alternativa aos snacks bem mais calóricos que se costumam consumir na praia, como é o caso das batatas fritas e das bolas de berlim.

Alertamos que um Magnum (Olá) ou um Maxibon (Nestlé) pode ter mais de 300 kcal, o que representa a quantidade energética de uma refeição completa. Advertimos, ainda, que para gastar essa energia, é necessário cerca de meia hora de corrida.

Pode também optar por fazer o seu próprio gelado caseiro saudável, bastando para isso triturar iogurte natural não açucarado, fruta (por exemplo frutos vermelhos) e, se necessário, adoçante.